ALUNOS DO IPUC DESENVOLVEM PROJETOS TECNOLÓGICOS PARA GRANDES EMPRESAS

A Agência Tecnológica é um projeto criado pelo professor Nilson de Figueiredo, que procura desenvolver novas tecnologias para atualização dos equipamentos utilizados por grandes empresas.

O objetivo da Agência é simular os desafios do mercado de trabalho, desenvolvendo projetos na velocidade que as empresas necessitam.  O desenvolvimento dos projetos é realizado por alunos das Engenharias Eletrônica e Mecatrônica e contam com a orientação de professores do IPUC.

A FIAT é uma parceira há quase 3 anos. A empresa é uma montadora de veículos, mas não esta ligada diretamente ao projeto de tecnologia de ponta, isso fica na função de seus fornecedores. Como a equipe da FIAT está voltada para execução dos projetos internos, os alunos da PUC Minas escolhem um projeto tecnológico e o desenvolve para a FIAT utilizar esse trabalho em seus veículos.

“A parceria FIAT / PUC Minas ajuda no campo do conhecimento, quebrando mitos dentro do processo tecnológico. É uma oportunidade do aluno trabalhar com um projeto real. É muito importante para o profissional que está prestes a entrar no mercado de trabalho ter esse contato. Além de contar com o apoio direto dos profissionais especialistas da FIAT”, afirma o Engenheiro João Jacson, do departamento de inovação tecnológica da FIAT.

A FIAT montou o Laboratório de Eletro Eletrônica Veicular (LEEV), onde fica disponível para os alunos toda a parte elétrica de um veículo, assim como o chicote do carro, as setas do farol, o rádio, a bomba de combustível, entre outros. Todos os equipamentos elétricos estão distribuídos em mesas no laboratório e isso elimina a necessidade dos alunos de fazer testes diretamente no carro. “É muito importante termos essa estrutura, pois toda parte elétrica do carro fica disponível, e tudo esta funcionando bem. O aluno tem a oportunidade de trabalhar na área elétrica e eletrônica com o conforto de não precisar ficar embaixo de um veículo”, afirma o Professor Nilson.

O projeto atual que está sendo desenvolvido pelos alunos tendo a FIAT como parceira, é do Medidor de Nível de Combustível. O medidor vai dar ao motorista um valor preciso de qual é o volume de combustível em seu veículo a cada aceleração. Diferente dos atuais medidores que não tem uma precisão exata. “Será um diferencial nos carros da FIAT, em relação às concorrentes que não terão um sistema de medição de combustível confiável para os seus consumidores”, comenta Cristiano do Nascimento, 31 anos, estudante de Engenharia Eletrônica do 10° período.

 Agência Tecnológica divide seus trabalhos em duas etapas, sendo que o Grupo 1 fica responsável no desenvolvimento de documentação, pesquisa e testes, sem a implementação do projeto e o Grupo 2 atua na implementação do Hardware e no desenvolvimento e funcionamento do projeto. ”A Agência Tecnológica ajuda no nosso crescimento profissional, pois buscamos desafios e desenvolvemos soluções. E tudo isso em projetos de grandes empresas”, fala Felipe Carvalho de 27 anos, aluno da Engenharia Eletrônica, do 10° Período.

As principais parcerias da Agência Tecnológica são a FIAT, a Samarco, o Hospital Felício Rocho, a Escadas Síntese, a Freescale, a 3M, entre outras. “O Instituto Politécnico ajuda muito nas parcerias da Agência, temos 50 laboratórios disponíveis para desenvolvimento de trabalhos. E os alunos têm a orientação de excelentes professores, em diversas áreas do conhecimento da engenharia. Com isso atendemos os projetos de qualquer empresa”, conclui o professor Nilson.

Link permanente para este artigo: http://juninhojornalismo.com/portfolio/alunos-do-ipuc-desenvolvem-projetos-tecnologicos-para-grandes-empresas/