mar 02 2018

MINAS GERAIS TERÁ NOVA ESCOLA E MODELO DE EDUCAÇÃO PARA DIMINUIR ANALFABETISMO

O Governo de Minas Gerais vai inaugurar neste mês, o segundo endereço da Escola Sandoval Soares de Azevedo, no município de São Joaquim de Bicas. Com a nova ação serão atendidas mais de 850 famílias da região metropolitana de Belo Horizonte.

A coordenação do programa será desenvolvida pela Fundação Helena Antipoff, localizada na cidade de Ibirité, em parceria com a Secretaria de Educação de Estado de Minas Gerais.

O novo endereço da escola será instalado no acampamento da Pátria Livre, cerca de 37 km da FHA. O objetivo principal do programa é poder atender o ensino fundamental, médio e EJA.

“Sim, Eu Posso!”

Outro programa está sendo desenvolvido para ajudar a população mais carente de Minas Gerais é o programa “Sim, Eu Posso!” que consegue em quatro a oito meses diminuir o número de analfabetismo em regiões periféricas.

Inicialmente, as cidades atendidas serão Almenara, Cruzeiro do Sul, Ibirité, Itatiaiuçu, Montes Claros, São Joaquim de Bicas, Teófilo Otoni e Tumiritinga.

Para o Mestre em Educação, o professor Wanderson Cleres, essa é uma grande conquista para o povo mineiro. “Temos que lutar e buscar o que é do nosso direito. Em três anos de governo, Fernando Pimentel, vem fazendo vários investimentos na área da Educação, mesmo com os retrocessos e crise econômica que vivemos. Em governos anteriores não havia o diálogo com nós educadores. Sempre fomos esquecidos. Mesmo com a PEC 55 que corta os gastos nas principais áreas de desenvolvimento para a nossa população, como Educação e Saúde, temos várias ações da atual gestão de buscar a melhor a vida da nossa população.” 

O programa tem a inspiração no método do educador, filosofo e pedagogo Paulo Freire (o objetivo é de acabar com o analfabetismo no país e promover os mesmo trabalho em outras localidades do mundo). O modelo foi trazido para o Brasil pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Link permanente para este artigo: http://juninhojornalismo.com/cidade/minas-gerais-tera-nova-escola-e-modelo-de-educacao-para-diminuir-analfabetismo/