BRUMADINHO: UMA TRAGÉDIA QUE PODERIA TER SIDO EVITADA

Foto: Luiz Santana/ALMG

Primeiramente, minha solidariedade e um abraço a cada familiar que perdeu um parente ou amigo nesta tragédia.

O crime do rompimento da Barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, deixou vários mortos, desaparecidos e ceifou fortemente a vida de cada familiar e amigos que perderam entes queridos.

É um crime? Sim, mais uma vez. Mais uma vez, a ganância por dinheiro ceifou centenas de vidas. E o que deveria ser feito é a prisão dos diretores e presidente da Vale. O que ocorreu em Brumadinho foi um homicídio a vida, sem mais!

Alguém pode dizer: “mas foi uma tragédia”. Digo: “sim, foi. Mas é uma tragédia criminosa e que muitos sabiam que poderia acontecer e aconteceu”.

O primeiro ponto: o que está por traz da falta de fiscalização dos órgãos do estado de Minas Gerais, do Governo Federal e da empresa Vale. Os tipos de barragens como foram feitas a de Mariana e Brumadinho são ultrapassadas, não deveriam existir!

Por que as sirenes não tocaram? Por que o setor administrativo e do restaurante foram instalados abaixo da barragem? Por que a Secretaria de Meio Ambiente não questionou os locais das instalações? Por que a prefeitura liberou o alvará de funcionamento dos prédios abaixo da barragem? Segundo o prefeito Avimar de Melo Barcelos, a prefeitura fiscalizava a Barragem a cada 6 meses. Pergunta: a fiscalização nunca encontrou nada de rachaduras ou trincos na barragem? Onde estão os laudos da prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais? Onde estão os dados da Agência Nacional de Mineração, que fica por cargo do Departamento Nacional de Produção Mineral fazer as fiscalizações no âmbito nacional?

Onde estão os deputados estaduais, federais, Senadores e ex-Governadores de Minas Gerais para responder sobre mais um crime da Vale?  

Quis dar esse destaque especial referente aos Parlamentares e Executivos do estado que receberam em suas campanhas doações de empresas privadas, principalmente das mineradoras. Os políticos que receberam em suas campanhas e ajudaram a flexibilizar e a liberar a exploração das áreas já castigadas pelas empreiteiras. É preciso punir todos.

Espero que servidores sérios da Polícia Federal, Polícia Civil e a Receita Federal possam passar um pente fino nas contas da Vale e dos representantes dos Três Poderes no Brasil que receberam algum benefício da empresa.

Para finalizar, essa é minha primeira postagem no site, referente a esse crime em Brumadinho. Quero deixar claro, essa é a minha opinião embasada por pesquisas e dados.

Esse crime tem nome: “CORRUPÇÃO”…

Link permanente para este artigo: http://juninhojornalismo.com/cidade/brumadinho-uma-tragedia-que-poderia-ter-sido-evitada/